Ele foi um terrorista saudita que fundou a organização terrorista Al-Qaeda, que foi a responsável pelo famoso atentado do dia 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas, nos Estados Unidos.
Nessa data trágica, quatro aviões com vários passageiros abordos foram sequestrados e dois foram lançados contra os prédios de 110 andares que faziam parte do complexo do World Trade Center, em Nova York.
Depois dos atentados, as autoridades dos Estados Unidos iniciaram uma luta armada contra o terrorismo, principalmente contra Osama Bin Laden e o estado islâmico. Você sabia que ele tinha uma misteriosa coleção de fitas?
E assim que Osama foi capturado e morto pelos combatentes dos Estados Unidos, uma dúvida posterior surgiu que foi a exibição do cadáver do terrorista.
Por que não existem fotos de Osama Bin Laden Morto?
O site Sofrep publicou que o motivo da preservação das fotos do corpo de Bin Laden sem exposição pública foi por conta da abordagem que ele sofreu.
A matéria do site alega que após ser encontrado em seu esconderijo pela unidade militar dos Estados Unidos, os soldados alvejaram o corpo dele com vários tiros e vários projéteis de balas ficaram em seu corpo.
O motivo seria então porque o corpo dele estava tão debilitado e cheio de tiros que não era possível nem deixá-lo para exposição, daí então a Casa Branca não autorizou a divulgação da fotos.
FILE - In this April 1998 file photo, exiled al Qaida leader Osama bin Laden is seen in Afghanistan. Osama bin Laden was unquestionably within reach of U.S. troops in the mountains of Tora Bora when American military leaders made the crucial and costly decision not to pursue the terrorist leader with massive force, a Senate report says. (AP Photo, file)
Segundo o depoimento de um dos operadores presentes no ataque a Bin Laden, o soldado Matt Bissonnette, em seu livro “No Easy Day”.
Em um trecho do livro, ele dá depoimentos de que o terrorista “Em seus estertores da morte, ele ainda estava se contorcendo e tendo convulsões.
Outro soldado e eu treinamos nossos lasers em seu peito e disparamos vários tiros. As balas rasgaram nele, batendo seu corpo no chão até que ele estava imóvel.”
Se as imagens de Osama Bin Laden morto fossem divulgadas no estado em que ele ficou, provavelmente as críticas a respeito da abordagem tomada para prender o terrorista se tornaria um escândalo mundial.
Além disso, muitas nações abririam investigações contra os Estados Unidos. Parece que tudo foi mais uma ação de sigilo para não causar muito espanto a respeito do estado físico em que o terrorista ficou.
Outras versões para o caso
Uma outra teoria sobre a morte do Bin Laden repercutiu uma polêmica enorme nos Estados Unidos. O jornalista americano Seymour Hersh fez acusações sobre o país afirmando que a morte do Bin Laden foi uma isca para uma operação considerada secreta e de alto risco que tratava da cooperação entre militares americanos e paquistaneses. Segundo a versão de Hersh, Bin Laden estaria sendo mantido sob custódia pelo Paquistão, com a ajuda da Arábia Saudita, em um complexo na cidade de Abbottabad, norte do Paquistão.
O acordo seria para os americanos confirmarem amostras de DNA que provariam ser de Bin Laden e os EUA apoiariam, de forma financeira, os Serviços de Inteligência paquistaneses.
Depois de feito isso, as autoridades americanas anunciariam que o terrorista havia sido morto por meio de um ataque com drone no Afeganistão, mas Obama acabaria descumprindo o trato depois de ter conhecimento que um dos helicoptéros americanos havia caído.
O ato fez a Casa Branca suspeitar que a história viesse a se tornar de conhecimento público e o acordo acabou por possivelmente não ter sido feito.
Você conhecia a história do atentado terrorista de 11 de setembro? Mande seu comentário para gente!