Como podemos definir a década de 1990? Os anos 80 tiveram uma efervescência de discussões políticas, comportamentais, foi uma década marcante na música (dirão os saudosistas), mas e os anos 90? Se você foi jovem nos anos 90 saberá me responder.
Uma TV com bem menos censura explorava o apelo sexual, ora de forma subliminar, ora de forma escrachada. Se você assistiu às aberturas das novelas da Globo e ao Sabadão no SBT, sabe do que estamos falando. Isso sem falar no ‘H’, apresentado pelo Luciano Huck. O programa que trouxe as percursoras das panicats, Tiazinha e Feiticeira.
E os brinquedos? Os lances da hora eram Nintendo 64, bate-bate, discman… Você vai ver a seguir uma lista de brinquedos inesquecíveis pra quem viveu essa época. Alguns eram mais caros, outros populares, alguns viciavam, outros causavam lesões. Confira:
1- Play one
2- Tamagotchi
Tamagotchi era um pet virtual que vivia em um aparelhinho, mas que dava trabalho igual bicho de verdade. Os donos tinham que se dedicar aos cuidados que incluíam limpar, brincar, alimentar etc.
3- Brick Game
Também chamado de ”mini game”, o Brick Game foi o primeiro joguinho eletrônico de LCD a cair nas graças das crianças nos anos 90. Antes mesmo do Tamagotchi.
4- Bate – bate
Eram bolas de resina acrílica ou termo ativadas presas por um cordão. Faziam um barulho irritante? Faziam. Machucavam os punhos das pessoas? Machucavam. Mas era tão bom o desafio de segurar a batida por muito tempo…
5- Nintendo 64 (com os 4 controles)
Foi o terceiro console de mesa da Nintendo. Ele foi lançado bem depois do Play One, em 96, e por usar cartuchos já na era dos discos, acabou por ficar com uma baixa variedade de jogos.
6- Discman
Os apaixonados por música dos anos 90 não precisavam ficar rebobinando fitas K-7 com caneta e se frustrar quando o locutor falava em cima da música que você queria gravar. Discman era chic, era moderno, era grande, era pesado, era caro. E pensar que hoje os Cd’s é que são mídia do passado.
7- Tazos
Os tazos eram cards colecionáveis que vinham nas embalagens de salgadinhos. As crianças disputavam jogando os tazos na roda e pegando com o pega-tazo, uma maozinha de substância gelatinosa que grudava no card. Esse nome é porque os cards vinham com tema dos desenhos Looney Tunes e ACME.