sábado, 8 de agosto de 2015

8 comidas que mudam de nome ao redor do Brasil

Que comida você mais gosta de comer?  Você já chegou em outra região do Brasil em que chamou alguma comida pelo nome que ninguém conhecia? Situações como essa são frequentes, graças a enorme influência que cada região sofreu, vários imigrantes de diferentes partes do mundo estavam espalhados por aqui, deixando suas características e nomes diferentes.

Veja as diferenças dos nomes das comidas:

1 - Salsicha

É, você pode achar esquisito, já que é um alimento tão comum e geral a todos, Porém, em Curitiba no Paraná, salsicha é chamado de embutido de vina.

2 -  Pão francês

Na maioria dos lugares, o nome é o mesmo. Mas chegando no Rio Grande do Sul ou na Bahia, eles chamam de cacetinho ou pão-cacetinho. Outras regiões também são chamados de pão de sal, pão carequinha. Em Santos, São Paulo, chamam de "seis médias"..


3 - Geladinho
O nome desse doce, é bem incomum  em váárias regiões. Com nomes muito distintos, podemos encontrar dindin e juju (nordeste), já no Rio chamamos de sacolé, em São Paulo de chupchup, e no interior de juju. Porém o mais diferente é em Goias, chamam de laranjinha.. (é feito só de laranja?)


4-  Mexerica
Essa fruta recebe inúmeros nomes: no sul e chamada de bergamota, no sudeste e nordeste de tangerina ou mexerica, ou laranja-cravo e mimosa  no nordeste.Como outras variações de mandarina, fuxiqueira, manjerica. Em Goias é chamada de pocan ou mexirica.

5 - Mandioca
Até a presidente Dilma aclamou essa raiz, no nordeste chamamos de macaxeira, e mandioca no sul e sudeste . Os cariocas a chamam de aipim.