A China também possui o seu sistema de avaliação de seus estudantes que funciona como se fosse o ENEM aqui no Brasil.
O exame se chama Gaokao e é um dos maiores eventos que acontecem por lá. E esses testes são prova de fogo na vida dos estudantes. Aqui no Ultracurioso, já mostramos para você que o ENEM é muito mais do que uma simples prova.
A escola pode ser um lugar odiado por você, mas, ao sair dela, você precisa fazer uma prova para mostrar o que aprendeu durante esse tempo estudando por lá.
E quando chega a época do exame final, muita gente apela para tudo para poder se sair bem nos resultados, até mesmo os chineses.
E na China, o método de avaliação é pesado e muita gente busca burlar essa prova com técnicas bem curiosas. Confira aí algumas técnicas chinesas de cola para tentar passar no vestibular:
1 – Sistema de comunicação pela blusa
Esse sistema engenhoso para se comunicar com pessoas em um local determinado é composto por celulares, câmeras, pilhas e fones de ouvido. Era possível enviar e receber informações estando a pessoa em um ambiente externo ou interno.
2 – O óculos tecnológico
Eles montaram um sistema dentro de um óculos para enviar imagens para alguém que estaria do lado de fora do local de aplicação de provas e era ativado por meio de uma moeda. O sistema era tão engenhoso, que os policiais não conseguiram descobrir como o servidos do lado de fora enviava as respostas para quem usava os óculos.
3 – Canetas scanners
As canetas funcionavam como scanners. Elas faziam um scan das perguntas na prova e enviavam o material coletado para uma espécie de servidor externo. Assim que enviavam o conteúdo registrado, as respostas eram transmitidas de volta por meio de pontos eletrônicos junto ao ouvido do estudante. Cerca de 40 estudantes chineses foram descobertos usando canetas com essa tecnologia.
4 – Pontos de transmissão
Esses pontos foram usados por estudantes para receber informações externas sobre questões de provas que estavam fazendo.
5 – Receptor de sinais nas axilas
Os fiscais do Gaokao encontraram algo que você nem imagina o lugar que poderia ser encontrado. Um receptor de sinais de telefone foi encontrado na axila de uma pessoa. A invenção tinha uma câmera acoplada a uma garrafa de água que fica localizada na mesa de prova.