A ouro vai homenagear o Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos da cidade, e a luta olímpica, um dos esportes que representa o lema Olímpico Citius, Altius, Fortius, que significa mais rápido, mais alto e mais forte.
Já as moedas na versão prata exibe paisagens com um personagem praticando esportes como o vôlei de praia, ciclismo, corrida e remo. Nos reversos você encontra imagens que simbolizam a cultura e a natureza do país, usando o mico-leão-dourado, o forró, o sambódromo e a orquídea. As moedas dão continuidade às quatro séries temáticas: música brasileira, arquitetura, Flora e fauna.
Os esportes Olímpicos e Paralímpicos são os destaques das moedas de circulação comum. No primeiro lançamento,em 2014, foram contemplados o atletismo e a natação - dois dos esportes em que o Brasil conquistou mais medalhas nos Jogos -, além do golfe, que volta ao programa Olímpico após 112 anos, e do paratriatlo, que fará sua estreia nos Jogos Paralímpicos.
As moedas de R$ 1 entrarão em circulação pela rede bancária e uma parte será vendida em embalagens especiais para coleção.
O pacote completo, que será lançado até 2016, é composto por quatro moedas de ouro, 16 de prata e outras 16 de R$ 1, de circulação comum. O lançamento foi dividido em fases, e o primeiro foi no primeiro semestre de 2015.