Dragon Ball e todas as suas outras sagas foi uma série de muito sucesso entre os jovens e os adultos que está em exibição até os dias atuais.
As aventuras de Goku e sua turma de companheiros que lutam para defender a Terra dos terríveis vilões que aparecem já roteirizadas em vários ambientes e com várias histórias.
Você sabia que existem coisas na série que não fazem nenhum sentido e ninguém nunca percebeu ainda? Em Dragon Ball Z, por exemplo, existem alguns furos de roteiro que as pessoas nunca comentaram.
E o anime já teve até acontecimentos em seus episódios que foram considerados inapropriados, mas a matéria que vamos mostrar é uma reflexão sobre todas as sagas.
Confira aí algumas incríveis lições que Dragon Ball nos ensinou e que podemos levar para a vida toda:
1 – O valor da amizade
A equipe de Goku e seus amigos nos mostram o quanto é importante a união e a força de uma amizade. O personagem se mostra sempre sorridente e preza sempre por ter os companheiros por perto, seja na hora da dificuldade ou mesmo nos momentos de alegria. A união e o trabalho em conjunto deles sempre nos mostraram que é importante a amizade e o trabalho em conjunto.
2 – O valor de uma vida
As aventuras mostradas na série nos exibem o quanto uma vida é mais valiosa que qualquer outra coisa em Dragon Ball Z, por exemplo.
Quando eles reúnem as esferas do dragão, por exemplo, usam os pedidos que o dragão Shenlong os disponibiliza para ressuscitar algum guerreiro morto em batalha ou as pessoas que foram mortas pelas ameaças que chegaram à Terra, como na saga de Majin Boo, por exemplo.
3 – A superação leva à vitória
A série mostra aventuras em que os guerreiros Z precisam superar os seus limites para alcançar resultados que pareciam impossíveis de se alcançar, como derrotar os seus mais temíveis e poderosos inimigos.
E vemos isso quando Goku enfrenta os primeiros guerreiros de sua raça vindo na Terra, quando ele se supera e lança o seu kaioken para acabar com Raditz e Nappa. Ou mesmo para vencer Freeza, em que alcança o nível 1 do poder dos super sayajins.
4 – Ser uma pessoa competitiva pode ser saudável
Muita gente costuma associar a competição com a ambição e a série de Goku nos mostra que as pessoas devem ter ambição pela vitória, buscar se preparar para alcançá-la, pois a competição aumenta o desejo de ganhar e estar sempre à frente. E isso não quer dizer que Dragon Ball prega que devemos passar em cima das pessoas e sim buscar alcançar o nosso melhor sempre.
5 – Seu inimigo de agora pode ser um amigo amanhã
No início da saga Dragon Ball, por exemplo, o guerreiro Piccolo é um temível inimigo para Goku, assim como Vegeta ao chegar na Terra, os androides da saga de Cell e até o carismático Majin Boo.
E mesmo com todas as más intenções que eles carregam, ao final, eles acabavam se tornando amigos inseparáveis e essenciais para a história, juntos de Goku. Os rivais de Kakaroto tem muito a nos ensinar sobre mudança e evolução interna. É como se fosse no mundo dos negócios aqui fora, onde hoje o seu inimigo pode se tornar um aliado mais tarde ou vice-versa.
6 – Todo mundo pode mudar positivamente
Se você conhece alguém que tem uma personalidade forte, arrogante um pouco “malvada”, pode ser que ela mude para alguém do bem. E Dragon Ball Z nos mostra muito isso com os exemplos de Piccolo, os andróides do Dr. Gero e até mesmo o arrogante e orgulhoso príncipe dos sayajins, Vegeta.
No início da saga, eles querem a destruição da Terra, da raça humana e, com o passar dos episódios, eles mudam, de forma positiva, e passam a ajudar Goku e seus companheiros em batalhas eletrizantes contra vilões mais fortes do que eles. É a prova de que todo mundo pode evoluir de forma positiva, um dia.
Você assiste a série Dragon Ball / Dragon Ball Z ou Dragon Ball GT, por exemplo? Mande seu comentário para gente!