Uma página no Facebook tem causado polêmica por publicar fotos editadas – sem consentimento – de mulheres plus size para “provar” como ficariam melhores se fossem magras.
Intitulada Harpoon Project, a página que é colaborativa, recebe fotos alteradas por seus seguidores, incluindo imagens de anônimos e de modelos bem conhecidas como Tess Holliday e Ashley Graham e celebridades como Melissa McCarthy e Meghan Trainor. Um perfil de mesmo nome também foi criado no Instagram para propagar o mesmo tipo de imagens.
Usando a hashtag #SkinnyAcceptance (“Aceitação da magreza”) e #thinnerbeauty (“Beleza da magreza”), a página compara lado a lado imagens de cada pessoa plus-size e em seguida pede que seguidores opinem sobre a foto que acham melhor.
Um dos posts da página explica sua ‘motivação’: “Na sociedade atual uma recente onda de tendências pró-obesidade e de aceitação da gordura abriram o caminho para que muitas pessoas renunciem os exercícios físicos e a saúde pessoal em geral. Esta página tem o objetivo de mostrar que apenas sendo magra uma pessoa é bonita e está bem. Não deve haver vergonha em ser magro”.
Veja algumas das fotos editadas pela página: