sábado, 25 de julho de 2015

10 coisas que eu aprendi assistindo o filme Interstellar


Artigo originalmente escrito por Joe Welkie e traduzido do site Viral Nova.

O mais recente e épico filme de Christopher Nolan, Interstellar, recentemente chegou aos cinemas. Até agora, ele está sendo elogiado por cinéfilos e críticos. A viagem espacial leva o público para buracos de minhoca e outras galáxias, e explora as teorias científicas que não existiam nos filmes de antes. Você pode aprender muito com este filme, e estas são as lições que tirei.


Aviso: spoilers à frente.

1. Eu não sei nada sobre a ciência.



Eu me formei em uma universidade respeitável com uma licenciatura em Comunicação e Psicologia Social. Meu trabalho consiste em escrever mensagens para um website. Sempre que eu encontro complexas teorias científicas, equações, ou práticas, elas sopram minha mente. Mesmo quando o filme tenta simplificar essas teorias complexas, eu ainda não entendo elas. Isso me fez sentir muito estúpido.

2. Eu não quero estar perto do fim do mundo.


Eu costumava pensar que tudo o que acontece no futuro seria interessante. Depois de ver o apocalipse colocado para fora na frente de mim, eu não estou mais interessado em saber e eu espero que eu não esteja por perto quando ele chegar.

3. A viagem espacial é assustadora.


Durante todo o filme, as coisas que podem dar errado no espaço são aterrorizantes. Um dos personagens mesmo explica que apenas algumas polegadas da nave espacial o separa de milhões de milhas do nada. Apenas pensar sobre o vasto universo me faz sentir incrivelmente pequeno e assustado.

4. Eu ainda posso ser emocionado durante um filme.


Sim, eu disse isso. Várias partes deste filme me emocionaram. Não só é um grande filme de ficção científica: mas um conto de um pai e de sua família, da exploração do espaço, da sobrevivência da raça humana, e até mesmo de um romance. Existem alguns dispositivos de enredo emocionalmente convincentes, e devo dizer, Christopher Nolan, você me pegou. Eu não chorei em um filme desde O Rei Leão, mas eu encontrei-me sufocando-se em várias partes diferentes deste filme.

5. Eu nunca poderia ser um astronauta.


Muitas crianças desejam ser um astronauta. Claro, isso soa legal quando você é uma criança. Como um adulto assistir filmes cientificamente precisos como Interstellar, eu nunca iria querer me sujeitar a isso. Eu pegaria uma doença no movimento e acabaria vomitando no meu capacete. Isso soa como tortura, e eu nunca poderia fazê-lo. Vocês têm o meu respeito, astronautas. Parabéns.

6. Dilatação do tempo.


Uma das principais premissas no cerne da trama do filme é a teoria da dilatação do tempo. O tempo dos astronautas passa muito mais lento do que os dos seus homólogos na Terra, devido aos efeitos da dilatação do tempo. Isso é algo teorizado por Albert Einstein. Ele determina que, como as pessoas viajam mais perto da velocidade da luz, o tempo passa mais lentamente, o que foi provado experimentalmente na Terra. Enquanto as pessoas na Terra iriam envelhecer a um ritmo rápido, você  iria ganhar idade lentamente.

7. Buracos de minhoca.


A teoria por trás dos buracos de minhoca na física é espantosa. Após a primeira explicação no filme, eu não entendi muito bem, então eu fui para a Internet para fazer algumas pesquisas. Se você imaginar o universo como uma folha plana de papel, você pode viajar entre dois pontos movendo-se em uma linha reta. Se você dobrar o papel e, em seguida, fazer um buraco, você pode chegar a esse ponto mais rápido. Buracos de minhoca teoricamente podem existir, mas ninguém sabe como eles poderiam ser mantidos abertos para que alguém pudesse viajar através dele. É pouco provável existirem naturalmente no universo. Seria preciso uma massa enorme, como uma estrela de nêutrons, para criar uma curva na hora de empurrar para dentro do buraco e encontrar um outro túnel do outro lado. Até agora, não há qualquer sinal de que se pode fazer isso.

8. O Universo é um lugar grande.


Eu vivo na cidade de Nova Iorque. É uma cidade grande e viajar aqui é um aborrecimento. No entanto, a ilha de Manhattan possui apenas cerca de 2 milhas de largura. O universo é infinitamente maior do que isso. A parte mais louca é que os cientistas que sabem muito mais sobre esse tipo de coisa que você ou eu nunca poderiam saber realmente o quão grande ele é. Eles podem teorizar sobre isso tudo que querem, mas ainda não o compreendem exatamente.

9. Há uma tonelada de teorias científicas estranhas.


Espaguetificação é um termo real na ciência. Há também uma teoria conhecida como "A Teoria de Tudo". Como é que eu nunca aprendi sobre essas coisas quando eu estava na escola primária, ensino médio ou até na faculdade? Isso teria conseguido me deixar muito mais interessado na ciência. Eu só aprendi as leis de Newton e segui o meu caminho. Este filme me fez mais engajado nas teorias científicas do que nunca.

10. Existem muitos cientistas que não entendem sobre o espaço sideral.


Nós não sabemos se estamos sozinhos no universo, se alguma coisa pode criar buracos de minhoca, o que aconteceria se você tivesse perto de um buraco negro, e assim por diante. Há muitas coisas que os seres humanos podem nunca serem capaz de experimentar e que quase certamente irá permanecer para sempre um mistério para nós. Esperamos desenvolver tecnologias avançadas no futuro onde poderemos finalmente entender essas coisas. Até então, nós, provavelmente, acabamos por morrer sem saber como seria viajar através do espaço. Isso é uma chatice, mas também uma espécie de alívio. Nós não teremos que lidar com tal situação de alta pressão.


Existe uma grande quantidade de coisas para aprendermos e teorizarmos sobre o espaço, e devemos continuar empurrando o nosso conhecimento para a frente e explorar. Esse filme fez a minha sede de conhecimento crescer, e também me divertiu para caramba. Espero que você, ao assistir, saia com essa mesma admiração do filme.